Daisypath Wedding tickers

Daisypath Wedding tickers

29 de maio de 2011

Hoje é dia de Nhoque!!!

Vocês conhecem a tradição do Nhoque da Fortuna???


Imagem: uol

Diz a lenda, que o santo, vestido de andarilho, num dia 29, passeava por um vilarejo na Itália. Como estava com fome bateu à porta de uma casa. Foi recebido com uma certa desconfiança, mas foi convidado a sentar-se a mesa para jantar. 

Pobres, os moradores da casa não tinham muito a oferecer, dividiram então o pouco nhoque que tinham com São Pantaleão. 
Cada um ficou com sete nhoques e após a refeição, São Pantaleão agradeceu e se foi. 
Para surpresa de todos, ao retirar a louça, o casal encontrou moedas de ouro sob os pratos.

Ficou assim então: Todo dia 29, comemos um prato de nhoque com algumas moedas embaixo do prato, pedindo que não nos falte nada, nem dinheiro, nem saúde, nem proteção, nem amigos, nem nada!!!

Segue uma receitinha de Nhoque Recheado de Calabresa

Ingredientes:
- 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de margarina
- 3 batatas média
- noz moscada a gosto
- sal a gosto

Modo de preparo: Cozinhe as batatas na panela de pressão por 30 minutos. Passe no espremedor e reserve. Sobre uma superfície (tipo a pia mesmo!), coloque a farinha e abra um buraco no meio, onde você vai colocar o queijo, o ovo, a manteiga e as batatas. Tempere com o sal e a noz moscada. Amasse bem (junte mais farinha se achar necessário) até a massa ficar homogênea (ela não pode ficar pegajosa).

Enrole a massa fazendo um cordão da espessura de um dedo e corte com uma faca em pedacinhos de 5cm. Depois faça bolinhas e coloque no meio um pouquinho de calabresa defumada ralada. Molde novamente o formato de bolinha. 

Cozinhe em água fervente até as bolinhas subirem! Dica: não coloque muitas de uma vez na água, porque na hora que elas sobem tem que tirar logo senão elas abrem... Esfrie rapidamente em água fria e reserve.

Sirva com o molho de sua preferência e não se esqueça de colocar as moedas sob o prato!!!

Bom domingo e bom apetite!!!
 
Fonte: Uol Estilo




 

10 comentários:

  1. Ei linda!!

    Obrigada pela visitinha lá no blog!!

    Eu adooooro nhoque!!

    Essa receita com calabresa deve ficar divina!!

    Vou fazer qualquer hora dessas!!

    Estou te seguindo!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. humm que deliciaa :P
    Brigada pela visitinha,
    estou te seguindo.
    bjinhuss

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente amo nhoque! ahaha, que legaal a tradição...


    Ah, está rolando uma promoção mega fofa lá no Fuxico de Noiva, participe!

    Um beijo =)

    www.fuxicodenoiva.com.br
    http://casamentodossonhos-juefe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie florzinha!
    obrigada pela visita e valeu pelas palavras...

    Também passarei aqui, sempre bom fazer mais uma nova amizade...

    beijos..

    http://casadinhoseagora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Gaby!

    Passei para conhecer seu espaço, tudo de bom por aqui... fiquei com água na boca... amo nhoque!!

    Te aguardo sempre no Funny Paper!

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
  6. Oi querida..

    AInn...a minha irmã fcou linda mesmo...irmã babona! rs...

    Beijosss!!

    ResponderExcluir
  7. Me deu até fomee...rsrs
    Será que consigo fazer?
    Beijo flor!
    Obrigada pela visita e volte sempre..

    ResponderExcluir
  8. Oiii...
    obrigado pela visitinha!!
    amei essa receita...já vai pro meu caderno de receitas!!
    adorei tbm as suas respostas do selinho...vamos trocar mtas figurinhas por aqui...
    super bjoo

    ResponderExcluir
  9. Oi Gaby,
    Aqui em minha cidade (Bauru), tem restaurante que serve o nhoque da sorte no dia 29 de todo mês. Eu às vezes vou, mas não sabia a origem da história.
    Adorei saber.
    Seu blog está muito lindo e eu estou seguindo vc. Vou ficar muito feliz se vc tb me seguir.
    Bjkas e uma semana maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  10. Olá.. amei seu blog.

    Estou te seguindo

    beijosss

    ResponderExcluir

Me conta...